sábado, 30 de novembro de 2013

LOJAS E OBEDIÊNCIAS EM PORTUGAL

LOJAS E OBEDIÊNCIAS EM PORTUGAL











Actualmente existem múltiplas Obediências Maçónicas a trabalhar em Portugal. Das mais antigas salientamos as principais, tal como o G.O.L. Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa, fundado em 1802, tendo sido reconhecido pelo Grande Oriente de França em Maio de 1804. Tem o maior número de membros em Portugal. Representa a Maçonaria Liberal e Adogmática no nosso Pais. Trabalham no Rito Escocês Antigo e Aceite e o Rito Francês ambos exclusivamente na via masculina.


G.O.L - Grande Oriente Lusitano a mais antiga Obediência Maçónica Portuguesa e que conta com o maior número de membros em Portugal, cerca de 2500, continuam a praticar a via masculina à semelhança do Grande Oriente da Bélgica resistindo à abertura e admissão nas suas Lojas às mulheres, ao contrário do G.O.F. Grande Oriente de França. Praticam o Rito Escocês Antigo e Aceite e o Rito Francês. O seu Grão Mestre foi reeleito e é Fernando Lima. 

A GLLP/GLRP Grande Loja Legal de Portugal, foi criada em 1996 e tem o reconhecimento da Grande Loja de Inglaterra. Representa a Maçonaria Regular e é também uma das principais obediências maçónicas em Portugal, disputando directamente com o GOL o reconhecimento do maior número de membros. Praticam diversos Ritos tais como: Rito Escocês Antigo e Aceite, Rito Escocês Rectificado, Rito de Emulação, Rito de York, Rito Adonharimita na via exclusivamente Masculina. O Seu Grão Mestre é Júlio Meirinhos.

A Grande Loja Feminina de Portugal foi fundada em 1997 e é constituída exclusivamente por mulheres.
Esta Obediência pauta-se por um trabalho maçónico, sério, discreto e credível embora de cariz extremamente feminista, zela pela luta dos direitos das mulheres na sociedade portuguesa. Esta Obediência tem tratados de amizade com o GOL, Direito Humano e Grande Loja Simbólica de Portugal da OIRAMM obediência que agora é mista. A sua Grão Mestre é Isabel Corker.  

O Direito Humano federação portuguesa do “Le Droit Humain”, pertence á Ordem Maçónica Mista Internacional. Iniciou os seus trabalhos em Portugal em 1923 e é constituído por homens e mulheres, trabalhando na via mista e no Rito Lauderdale e Rito Escocês Antigo e Aceite. Esta Obediência tem tratados de amizade com o Grande Oriente Lusitano, Grande Loja Feminina de Portugal. A Presidente do Conselho é Fátima Pires. 




Outras Obediências e Lojas em Portugal
Existem outras estruturas Maçónicas a trabalhar em Portugal. Este conjunto de Lojas dependem (do ponto de vista iniciático) de Grandes Lojas ou Ordens Maçónicas Internacionais (tem cartas patentes próprias) e trabalham de forma regular e tradicional, mas muito discretamente, de forma rigorosa e séria, passando a via iniciática em Cerimónia de Iniciação individual, perpetuando assim a herança e respeitando a tradição dos seus ritos. 
Este conjunto de Franco-Maçons não entendem, nem se reveem na estrutura maçónica (administrativa) como forma única e essencial para trabalhar o "Ser" interior do Maçom como via iniciática; Preferem viver intensamente a célula original maçónica, que entendem ser o conjunto de Maçons que forma a Egrégora e que constitui  o verdadeiro espírito da Maçonaria Tradicional (espírito das Antigas e Originais Lojas Escocesas/Inglesas que se reuniam nas Tabernas de Londres antes de 1710) ou seja, A Loja Maçónica.

G.O.I- Grande Oriente Ibérico tem uma federação da lingua portuguesa e trabalha com diversas Lojas Mistas e Femininas, trabalham no REAA e no Rito Francês. São membros do CLIPSAS e tem tratado de amizade com o GODF- Grande Oriente de França.

G.L.U.P - Grande Loja Unida de Portugal foi criada pelo grupo cisionário da GLLP/GLRP que fundou o rito lusitano e trabalham também nos ritos R.E.A.A. e York na via masculina. O seu Grão Mestre é Paulo Cardoso. 

Existem por entre outras, G.L.S.F., G.L.N.P., G.L.T.P., G.O.M.P., G.LS.P, G.L.S.L., contamos ir actualizando informação sobre as mesmas.


Para mais informações entrar em contacto via email:

info.maconariaportugal@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário