LOJAS E OBEDIÊNCIAS EM PORTUGAL
Actualmente existem múltiplas Obediências Maçónicas a trabalhar em Portugal. Das mais antigas salientamos as principais, tal como o G.O.L. Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa, fundado em 1802, tendo sido reconhecido pelo Grande Oriente de França em Maio de 1804. Tem o maior número de membros em Portugal. Representa a Maçonaria Liberal e Adogmática no nosso Pais. Trabalham no Rito Escocês Antigo e Aceite e o Rito Francês ambos exclusivamente na via masculina.
G.O.L - Grande Oriente Lusitano a mais antiga Obediência Maçónica Portuguesa e que conta com o maior número de membros em Portugal, cerca de 2500, continuam a praticar a via masculina à semelhança do Grande Oriente da Bélgica resistindo à abertura e admissão nas suas Lojas às mulheres, ao contrário do G.O.F. Grande Oriente de França. Praticam o Rito Escocês Antigo e Aceite e o Rito Francês. O seu Grão Mestre foi reeleito e é Fernando Lima.
A GLLP/GLRP Grande Loja Legal de Portugal, foi criada em 1996 e tem o reconhecimento da Grande Loja de Inglaterra. Representa a Maçonaria Regular e é também uma das principais obediências maçónicas em Portugal, disputando directamente com o GOL o reconhecimento do maior número de membros. Praticam diversos Ritos tais como: Rito Escocês Antigo e Aceite, Rito Escocês Rectificado, Rito de Emulação, Rito de York, Rito Adonharimita na via exclusivamente Masculina. O Seu Grão Mestre é Júlio Meirinhos.
A Grande Loja Feminina de Portugal foi fundada em 1997 e é constituída exclusivamente por mulheres.
Esta Obediência pauta-se por um trabalho maçónico, sério, discreto e credível embora de cariz extremamente feminista, zela pela luta dos direitos das mulheres na sociedade portuguesa. Esta Obediência tem tratados de amizade com o GOL, Direito Humano e Grande Loja Simbólica de Portugal da OIRAMM obediência que agora é mista. A sua Grão Mestre é Isabel Corker.
O Direito Humano federação portuguesa do “Le Droit Humain”, pertence á Ordem Maçónica Mista Internacional. Iniciou os seus trabalhos em Portugal em 1923 e é constituído por homens e mulheres, trabalhando na via mista e no Rito Lauderdale e Rito Escocês Antigo e Aceite. Esta Obediência tem tratados de amizade com o Grande Oriente Lusitano, Grande Loja Feminina de Portugal. A Presidente do Conselho é Fátima Pires.
Outras Obediências e Lojas em Portugal
Existem outras estruturas Maçónicas a trabalhar em Portugal. Este conjunto de Lojas dependem (do ponto de vista iniciático) de Grandes Lojas ou Ordens Maçónicas Internacionais (tem cartas patentes próprias) e trabalham de forma regular e tradicional, mas muito discretamente, de forma rigorosa e séria, passando a via iniciática em Cerimónia de Iniciação individual, perpetuando assim a herança e respeitando a tradição dos seus ritos.
Este conjunto de Franco-Maçons não entendem, nem se reveem na estrutura maçónica (administrativa) como forma única e essencial para trabalhar o "Ser" interior do Maçom como via iniciática; Preferem viver intensamente a célula original maçónica, que entendem ser o conjunto de Maçons que forma a Egrégora e que constitui o verdadeiro espírito da Maçonaria Tradicional (espírito das Antigas e Originais Lojas Escocesas/Inglesas que se reuniam nas Tabernas de Londres antes de 1710) ou seja, A Loja Maçónica.
G.O.I- Grande Oriente Ibérico tem uma federação da lingua portuguesa e trabalha com diversas Lojas Mistas e Femininas, trabalham no REAA e no Rito Francês. São membros do CLIPSAS e tem tratado de amizade com o GODF- Grande Oriente de França.
G.L.U.P - Grande Loja Unida de Portugal foi criada pelo grupo cisionário da GLLP/GLRP que fundou o rito lusitano e trabalham também nos ritos R.E.A.A. e York na via masculina. O seu Grão Mestre é Paulo Cardoso.
Existem por entre outras, G.L.S.F., G.L.N.P., G.L.T.P., G.O.M.P., G.LS.P, G.L.S.L., contamos ir actualizando informação sobre as mesmas.
Existem por entre outras, G.L.S.F., G.L.N.P., G.L.T.P., G.O.M.P., G.LS.P, G.L.S.L., contamos ir actualizando informação sobre as mesmas.
Para mais informações entrar em contacto via email:
info.maconariaportugal@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário