sábado, 30 de novembro de 2013

A MAÇONARIA FEMININA EM PORTUGAL

A MAÇONARIA FEMININA EM PORTUGAL




A primeira fase da Maçonaria Feminina em Portugal, nasce na I Republica, em 1881, com a primeira Loja Feminina de Adopção, por Adelaide Cabete, uma activista pelos Direitos das Mulheres.

Esta Loja feminina foi apoiada pelo G.O.L.U. - Grande Oriente Lusitano Unido, (precursor do Grande Oriente Lusitano) e em 1907 a Resp.´. Loj.´. Humanidade, do Rito Moderno ou Francês adquire na sua plenitude os mesmos direitos das Lojas Masculinas do Grande Oriente Lusitano Unido.

Em 1923, dado a conjuntura política da época e a alguns desentendimentos dentro do Grande Oriente Lusitano Unido, Adelaide Cabete, Venerável Mestre da Respeitável Loja Humanidade, (exclusivamente feminina) sai desta estrutura e são integradas no Ordem Maçónica Mista Internacional Direito Humano.

Desde esse período até os anos oitenta do século XX, não existe documentação relevante de actividade da Maçonaria feminina em Portugal.

Grande Loja Feminina de Portugal
Em 1983, marca a segunda fase da Maçonaria Feminina Portuguesa. É instalada a Respeitável Loja Unidade e Mátria, composta exclusivamente por mulheres. entre elas Maria Belo e Manuela Cruzeiro.

Em Maio de 1996, é criada a Grande Loja Feminina de Portugal com o apoio e reconhecimento da Grande Loja Feminina de França.

Outra Maçonaria Feminina em Portugal
Desde Novembro de 2009, existem em Portugal, várias estruturas maçónicas com lojas femininas  e mistas a trabalhar, em particular nos Ritos maçónicos de inspiração Egípcia.

Estas estruturas maçónicas tem Lojas femininas e pertencem a Ordens Internacionais oriundas de França, que desenvolvem trabalho de forte cariz esotérico e rigor ritualístico em Portugal.

As actividades maçónicas das suas Lojas e dos seus Membros, não são publicitadas em sites ou redes sociais e são extremamente discretas ou praticamente desconhecidos.

Na Maçonaria Egípcia em Portugal na sua vertente Feminina, o número de admissões é muito exclusivo e portanto limitado. As iniciações são executadas através de cerimónia exclusivamente individual. Os seus trabalhos tem um forte cariz esotérico e iniciático, sendo a inspiração espiritualista orientada num rito deísta. Estas Lojas, são norteadas pela máxima discrição, rigor ritualístico e elitismo nas suas actividades maçónicas, visam únicamente o desenvolvimento pessoal dos seus membros, ou seja o despertar do "Eu" interior através da descodificação da linguagem dos símbolos.

Mais informações sobre a Maçonaria Feminina em Portugal:
info.maconariaportugal@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário